Amigos de perto e de longe....

sábado, 23 de junho de 2012

" Julgar é errado?! "




"...vai-te e não peques mais..." João 8:5


 " Julgar é errado?! "




A Palavra de Deus nos previne claramente “Não julgueis, para que não sejais julgados.” Mateus 7:1.
Será  que se exercermos o exercício do "julgamento" estaremos contrariando a palavra de Deus?
Bem,  penso que  esse versículo , aliás todo o contexto desta passagem, nos ensina que não podemos julgar com "nosso próprio julgamento", pois sendo assim, da mesma forma seremos julgados.
Mas existem muitas outras passagens da Bíblia Sagrada que Deus nos ordena que devemos julgar sim, o certo e o errado. Por isso a necessidade de conhecermos a Palavra de Deus.
Tenho refletido muito sobre esta palavrinha "julgar" sabe?
Muitas foram as vezes que fui acusada de estar  julgando e até condenando pessoas.
 E  preciso confessar a você, que Deus tem tratado minha vida a anos nesta questão.
 De fato, hoje tenho bastante conciência que "Julgar" era comigo mesmo!
Acho que já melhorei bastante, pela misericórdia que Deus tem por mim.
Mas vamos continuar refletindo juntos...
 Sabe, esta questão de julgar, não é um "privilégio" só meu, é um erro muito comum em todos nós, seres humanos,
cheios de fraquezas e imperfeições. Penso que é um desafio de todos os dias.
Quando fui me concientizando, através do agir do Espírito Santo em minha vida, do quanto julgava as pessoas quase que automaticamente, passei a "me policiar" mais,
e principalmente, a depender mais de Deus e de sua graça.Porém,precisamos estar atentos, porque pode começar a acontecer, algo que também não  
é bom para nós.
Com medo de estar novamente "julgando" as pessoas, muitas vezes acabamos por cometer outro erro que também é comum em todos nós.A OMISSÃO.
Esta parecendo meio "complicadinho? Mas não é...O Espírito Santo ensina-nos a compreender melhor o ato de julgar  em 1 Coríntios 6, o apóstolo Paulo escreve aos Coríntios repreendendo-os sobre a omissão deles em julgar as coisas pertencentes a esta vida. 
Existe algo muito importante que já coloquei, mas vou repetir:
Deus não quer que você julgue as pessoas
 segundo o que você pensa. Ele espera que você julgue de acordo com a Palavra Dele, se precisar, até conversar com a pessoa, mas em amor, a fim de que ela possa se arrepender. Para isso,precisamos conhecer a Palavra de Deus e mostrar para essa pessoa qual é a vontade Dele em relação ao erro que ela esta cometendo.
Para isso também você precisa do direcionamento de Deus,muita oração, e principalmente depender da graça e misericórdia Dele.
 Bem a verdade é que Deus nos ensina a ter DISCERNIMENTO, não é?
Então precisamos discernir o certo do errado não é mesmo?
Muitos confundem o ato de "discernir o certo do errado" com o ato de "Julgar".
Por isso devemos ser sempre cuidadosos com esta questão, procurar conhecer a palavra de Deus, buscar sempre a sua presença, para que Ele nos esvazie de nós mesmos, e nos encha com o seu Santo Espírito, que irá nos direcionar  a julgar sim ,o certo do erradomas segundo os critérios de Deus, e com DISCERNIMENTO.
Lembre-se, ninguém gosta de ser corrigido, nunca teremos a garantia de sermos bem interpretados ou não.
Nós não "convencemos" ninguém de nada, este papel é do Espírito Santo, então vamos fazer a nossa parte, e confiar que Ele estará agindo naquela vida!
 O Senhor nos ensina em Sua Palavra que aquele que aceita a repreensão é sábio e prudente.
Quer ver só?
Provérbios 15:32 : "O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.
Provérbios 15:5 : "O insensato despreza a instrução de seu pai, mas o que atende à repreensão consegue a prudência."
Mas jamais podemos nos esquecer que o que esta em julgamento são os atos daquela pessoa, e não a própria pessoa.
A Palavra de Deus viva e escrita na Bíblia deixa bem claro em muitas passagens, a questão de que Deus odeia o pecado , mas ama o pecador, e nós, se queremos ser imitadores de Cristo, devemos agir sempre com a conciência que  não estamos aqui para ser "juizes" de ninguém.
Então penso que podemos concluir  este texto com as seguintes palavras:
Julgar não é errado, quando é o exercício do discernimento espiritual, e feito "em amor". Que Deus nos conceda muito mais desse discernimento!

Espero ter te abençoado
Com amor
Marly


10 comentários:

  1. Está escrito que não podemos julgar. Isto cabe somente ao Senhor! E como é bom saber disso, pois o homem com certeza condenaria no primeiro erro que visse. Mais Deus muda nossa história ainda sendo pecadores. Mais realmente com amor podemos mostrar o erro e não estaremos julgando dessa maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita!
      É verdade o único julgamento aceito é aquele que primeiro vem o amor no falar...
      bju
      Marly

      Excluir
  2. Eu acredito que julgar com amor não é necessariamente chegar até a pessoa e falar que vc acha que tem algo errado em seu modo de viver,muitas vezes nós podemos servir de auxílio para que o outro tenha uma vida melhor com uma palavra quando necessário,um gesto,coisas assim.
    Gostei do texto.Tenha uma ótima semana Marli,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga Suu sua opinião é bem vinda querida!
      bom final de semana!
      marly

      Excluir
  3. Acho que o "julgar" que Deus recrimina, é o destratar de alguém por algo que vc discorde. Sempre há condições atenuantes se vc parar para analisar a situação da pessoa. Devemos ter respeito sempre, mas acredito muito que Deus nos deu a capacidade de raciocinar, para que julguemos o certo e o errado. Por que não poderiamos julgar se a ação de alguém é boa ou ruim? As vezes serve até para nós mesmos num futuro próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aleska concordo plenamente com vc amiga!
      obrigada pelas palavras...
      Bom final de semana amiga!
      Marly

      Excluir
  4. A paz de Cristo.

    Acredito que o julgar que deve ser evitado é o julgamento hipocrita, que conciste em ver os defeitos dos outros e não olhar para os nossos. Jesus diz para cuidarmos em retirar a trave que está no nosso olho.
    Como Nicodemos certa vez escreveu: "Jesus faz ainda uma outra determinação no versículo final da passagem (verso 6) que só pode ser obedecida se de fato julgarmos. Pois, como poderemos evitar dar nossas coisas preciosas aos cães e aos porcos sem primeiro chegarmos a uma conclusão sobre quem se enquadra nesta categoria? Visto que é evidente que Jesus se refere a pessoas que se comportam como porcos e cães, que não vêem qualquer valor no que temos de mais precioso, que são as coisas de Deus. Para que eu evite profanar as coisas de Deus preciso avaliar, analisar, examinar e decidir - ou seja, julgar - a vida, o comportamento e as declarações das pessoas ao meu redor."

    É isto fiquem na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade querida, sábias suas palavras, obrigada por acrescentar riqueza q este post.
      Bmom final de semana.
      Fique na graça.
      marly

      Excluir

Que Deus seja com você! Obrigada pelo carinho...seu comentário é importante para mim!