Amigos de perto e de longe....

domingo, 27 de março de 2011

Orgulhosa(o)eu?!

" Deus se opõe aos orgulhosos mas concede  graça aos humildes."  Tiago 4:6

Orgulhosa(o)eu?!

Bem, você que sempre lê minhas singelas mensagens(post), sabe que elas são, em sua maioria, pessoais. E neste momento de minha vida Deus esta me tratando nesta questão do "orgulho". Sendo assim,como sempre, é sobre este assunto que vou dividir com você, um pouquinho do que Deus tem me ensinado.
A  primeira vez que, pela graça de Deus, comecei a enxergar o tanto que este mal  chamado "orgulho" afetava minha vida, foi  no ano de 2006 quando li o livro " A síndrome de Caim". O autor( José Jacó Vieira)  se Inspirou na história de Caim da Biblia Sagrada.
Aprendi neste livro que orgulho e vergonha são irmãos e estão sempre juntos!
Quero transcrever aqui algumas colocaçoes do autor, a respeito do "orgulho" e da "vergonha", que até hoje  promovem mudanças em minha vida:
 Ele esta tratando neste trecho,do problema da valorização exagerada de si mesmo.
O orgulho e a vergonha. Jamais diríamos que são irmãos. Eles parecem tão diferentes. O orgulho estufa nosso peito. A vergonha pesa em nossa cabeça. O orgulho ostenta. A vergonha esconde. O orgulho busca reconhecimento.A vergonha busca ser evitada. Mas não se engane,pois estas emoçoes possuem a mesma parentela.E tem o mesmo impacto.ELAS NOS AFASTAM DO PAI..

O orgulho diz : " você
é muito bom para ele". A vergonha diz: "você é muito ruim para ele". O orgulho afasta.
A vergonha nos mantém afastados." Se o orgulho precede a queda,a vergonha é o que nos impede  de levantar-se após a queda."Não foi diferente com Caim. Com um coração dividido entre o orgulho e a vergonha ele passou  a "temer mais o fracasso do que desejar o sucesso".
Bem, continuando nossa reflexão, quero te fazer uma pergunta: " você se acha uma pessoa orgulhosa?" 
Bom, se sua resposta for mais ou menos assim :
" claro que não, me considero uma pessoa até bastante humilde."
Esta resposta pode ser perigosa. Pode ser que você esteja com orgulho de se achar humilde.
Acho muito difícil reconhecermos o orgulho em nós mesmos. Porque ele sempre vem "maquiado", quer ver?
Eu costumo me definir como uma pessoa bastante tímida sabe? Mas, cuidado, se você também se define assim, pode ser que atrás de uma aparência de timidez, o que esta imperando seja o orgulho! Tenho percebido isto em mim. As vezes temos medo de nos expor. Por que? Orgulho!
Tememos a rejeição publica. E isto também é uma forma de orgulho.Tememos ser apontados como errados. Isto também é orgulho. Tememos ser ignorados.Isto também é orgulho.Tememos ser corrigidos e rejeitados.
Isto também é orgulho.
Mas sabe o que eu acho pior do orgulho? A falta de perdão. O orgulhoso tem imensa dificuldade de  se perdoar  quando erra ou peca.E por consequência também tem imensa dificuldade de receber o perdão de Deus.Ele acha que precisa "merecer" receber este perdão. Não consegue compreender que não é por merecimento,é pela graça,é por causa da bondade de Deus! Sabe por que ele nao cosegue se perdoar nem receber perdão? Porque ele se acha "perfeito demais". Então se sou perfeito(a) como pude errar?" E  eu preciso ser absolutamente sincera com você.Eu ainda tenho esta dificuldade.Mas sabe, eu estou em um momento de felicidade tão grande com Jesus!Sabe por que? Porque Deus corrige aqueles que Ele ama! (Prov. 3:12)
Que alegria sente meu coração por estar aprendendo, por estar sendo ensinada por Deus!
Então, se lendo esta mensagem você sentiu-se tocado, ou quem sabe "incomodado", não fique triste, ao contrario, alegre-se!
Pois se Deus esta nos falando, nos corrigindo,é porque Ele nos ama demais, demais! Eu não sei se você reparou no versículo que abri esta mensagem, mas ele esta afirmando que Deus se opõe aos orgulhosos.
Ah!! Eu não quero a oposição de Deus!Eu não quero  que nada me afaste Dele! E creio que você também não quer, não é mesmo? Ah! permita que Ele lhe fale ao coração.Permita que esta mensagem entre em seu coração e comece uma transformação em sua vida!  Vamos Permitir que Ele  nos transforme  em seres humanos melhores.Que Ele tenha a liberdade de nos transformar em pessoas menos egoístas, menos "rasas" e mais "profundas"! Então , descanse em seus braços, como um bebê fica descansando no colo de sua mãe.Consciente de que só Ele sabe o que é melhor para a minha e a sua vida!Só Ele tem o melhor! Só Ele é fiel!
Quero dizer uma ultima coisa a você: o orgulho é uma luta diaria, é preciso dependência do Espírito Santo diariamente. Senão eu e você, ficamos "nos achando" sabe? E isto é muito perigoso para nossa vida espiritual. Quando menos percebemos,o orgulho volta a imperar em nossas vidas novamente! 
Espero ter te abençoado!
Eu te amo meu Deus!

Do coração de Deus para os nossos coraçoes.
Com Amor
Marly

22 comentários:

  1. amém...
    Me preocupo com isso tb
    Como gosto de moda, maquiagem e fotografia sempre me pergunto sobra a imagem que posso passar para os outros...
    Afinal devemos ser como o Senhor é... e quer alguém mais numilde que Cristo??
    Vou orar quanto a isso,

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Jesus,
    Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
    Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!

    Aproveito a oportunidade
    Para lhe convidar para ser
    Mais um amigo da “ROCHA”

    www.afamilianarocha.blogspot.com
    www.cristinaalvescantora.blogspot.com

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu blog, gostei demais, estou seguindo e voltarei mais vezes

    fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia amiga! Refleti sobre sua mensagem e pensei em mim mesma! Somos seres profundamente orgulhosos... todos. A nós, cabe pedir a Deus que nos ajude a viver conforme sua vontade, em qualquer situação. De mim, posso falar que ainda estou muito longe de alcançar esta santidade, mas a procuro sempre! Como lhe falei, já sai do C.T.I, mas continuo na enfermaria, cuidando de feridas... e esta é uma delas. Deus te abençoe por tocar profundamente os nosso corações! Feliz semana, cheia de paz! Bjus. Josi

    ResponderExcluir
  5. OLá querida Rebecah!
    Deixei um recadinho no seu cantinho!
    Minha querida, obrigada pelo carinho no meu cantinho!
    Bjussss
    Marly

    ResponderExcluir
  6. Amém Ministro Carlos!
    Sabe, lendo sua mensagem lá no seu cantinho, o Espírito Santo trouxe ao meu coracão João 15:16 "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto..." Então como não pagar o preço, por quem deu a vida por nós e tambem NOS ESCOLHEU?!Providencial sua mensagem meu irmão!
    Obrigada por sua abençoada presença em meu cantinho!
    Fk na graça
    Marly

    ResponderExcluir
  7. Olá Ronaldo!
    Obrigada pela presença no meu cantinho!
    Estive passeando pelo seu cantinho,e tenho algumas mensagens sobre o medo, espero que te abençoe!
    Marly

    ResponderExcluir
  8. Olá Marly,
    Obrigado pela visita em meu blogger e retribuindo a visita fiz uma montagem para você lá, dá uma olhadinha, acho que você vai gostar.
    http://elshaddaideuspoderoso.blogspot.com/2011/03/blogger-mensagens-abencoadoras-click-na.html
    Deus te abençoe,
    Ass. Wilson - Designer de Cristo
    http://elshaddaideuspoderoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marly!
    Vim agradecer sua visita, e fui muito abençoada com essa mensagem. Fala exatamente o que eu estava pensando com Deus, temos que tomar cuidado para não acharmos que o que Deus faz em nossas vidas, vem de nós mesmos, e sim reconhecermos que só Ele faz maravilhas!
    Obrigada pela visita em blog e por suas palavras, aguardarei seu testemunho e tenho certeza que será edificante para mim e para outros.
    Beijo e PAz!

    ResponderExcluir
  10. Olá querida Marly,boa noite!
    lendo esta sua postagem,pude refletir realmente de como nos ainda somos orgulhosos.Devemos pderir direção a Deus,que vivamos conforme a sua Palavra.
    Um grande abraço,Deus continue a te usar como um instrumento para levar a sua palavra a quem preacisa.Bjos,fica com Deus...

    ResponderExcluir
  11. Olha, aprendi que quando somos humildes de verdade nunca o admitimos, pois a humildade verdadeira não permite rs... Eu sou orgulhosa sim. Luto contra meu orgulho todos os dias. Não é fácil. Muito difícil calar, dar o braço à torcer e também vencer a timidez.
    Excelente seu texto. Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Olá Marly,

    Graça e Paz!!!!

    Fiquei muito feliz e surpresa com seu comentário e por estar "preesente" em nosso blog.

    Essa ferramenta "blog" é demais, pois nos proporciona conhecer novos irmãos em Cristo.

    Amei conhece-la.

    Deus abençoe hj e sempre,
    ah! Já somos seguidores.

    Abraços
    Suely

    ResponderExcluir
  13. Graça e Paz irmã.

    Desejo uma semana poderosamente abençoada pela mão de Cristo.
    Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria. [Provérbios 11.12].
    Temos que ter a consciência a estarmos vigilantes a este mal que não agrada a Deus, somo miseráveis pecadores temos a inclinação a nos sentirmos superiores, soberbos, arrogantes.
    Mais o que somos? Pó e do pó voltaremos.
    ”Porque você é pó e ao pó voltará" (Gênesis 3.19)
    Somos nada! Miseráveis pecadores.
    Jesus filho de Deus, veio do céu, o Verbo se fez carne e habitou na terra, cheio de graça e de verdade, homem perfeito, teve uma vida perfeita, inabalável, sem pecado, pobre e humilde e era Deus, Deus estava com Ele.
    Devemos sempre se lembrar da exortação do Apostolo Paulo:
    “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11.1).
    Misericórdia, Graça e Paz sejam multiplicadas minha irmã, você é benção!

    ResponderExcluir
  14. Olá Marly

    Vim agradecer e retribuir a sua visitinha, obrigada. Já estou te seguindo também...
    Já fez a sua inscrição ao sorteio das joias?

    Bjooooooooooo............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi Marly, obrigado por suas visitas em meu blog... sim se você gostou do meu testemunho, imagina eu que passei por isso... Bom pelo menos agora nada mais me faz duvidar da existência de Deus... Bom se você gostou, e querer, pode divulgar em seu blog... afinal postei justamente para as pessoas desacreditadas, refletirem e tomarem um rumo em suas vidas... afinal tem muita gente perdida...

    que Deus abençõe você e sua família, em nome de Jesus... amém

    ResponderExcluir
  17. Oi Marly

    Eu tenho orgulho sim. Tenho orgulho do que consegui contruir com meu trabalho, dos filhos que tive e que eduquei, do que sei fazer bem feito. Não me acho tímida não.
    Sensacional o texto. Obrigada querida.

    Bjs no coração!

    Nilce

    ResponderExcluir
  18. Oi Nilce!
    Obrigada pelo carinho e comentario!
    Logo estarei no seu cantinho de novo....
    Fka na graça!
    Marly

    ResponderExcluir
  19. Olá meu irmao do Designer e Webmaster!
    Logo estarei no seu blog para pegar seu testemunho sim!
    Obrigada pelo comentário!
    Marly

    ResponderExcluir
  20. Olá Kinha!
    Obrigada pela visita!
    Volte sempre!!
    Marly

    ResponderExcluir
  21. Pastor Carlos Leão obrigada pela visita!
    Sua presença , é sempre bênção! aqui no nosso cantinho!
    Marly

    ResponderExcluir
  22. Querida irma Suely fico muito feliz com sua presenca aqui!
    Já, já estarei passeando no seu cantinho!
    Apareça sempre! és bem vinda!
    bjusssssss
    Marly

    ResponderExcluir

Que Deus seja com você! Obrigada pelo carinho...seu comentário é importante para mim!