Amigos de perto e de longe....

sábado, 2 de junho de 2012

Sou "espiritualizado" e não preciso de Igreja..


Amados, penso em escrever sobre este assunto já faz algum tempo.
Porém, tenho plena conciência do quanto este tema é polêmico, e não quero causar polêmica, mas sim abençoar.
Tenho orado para que o Espírito Santo me direcione, me dê discernimento e sabedoria, que este texto seja inspirado apenas por Ele, através da sua palavra, para assim poder te edificar e abençoar.
Sinta-se a vontade para dar sua opinião...
Tenho muitas pessoas que amo demais,  que por se acharem "espiritualizadas", e creio que de fato o são, pensam que não precisam de ir a igreja  alguma, e isto muito me entristece porque estão perdendo a oportunidade de crescer em sua fé, e amadurecer  "espiritualmente".
Quero dividir com você que você pode sim ser uma pessoa espiritualizada, e mesmo assim frequentar uma igreja para ser mais abençoado ainda, e também gostaria de me  concentrar  em te dar motivos para você continuar sendo uma "pessoa espiritualizada", e poder mesmo assim, frequentar uma igreja, por que não?
Bem dentro da minha  simplicidade, gostaria de  tentar entender um pouquinho  junto com você, sobre três palavrinhas que confundem demais as nossas mentes, e muitas vezes nos afastam das igrejas.
RELIGIÃO:  Olha, existem tantos significados e opiniões diferentes sobre esta palavrinha que é impressionante. Mas penso que a maioria entende Religião como ser Católico, Evangélico, Espírita, Budista....enfim , centenas por aí....
RELIGIOSIDADE : Bem , pessoalmente não gosto nem um pouco desta palavra. Ser  "religioso" é seguir doutrinas , tradições, regras, apenas porque se esta "acostumado" a elas. È não ter verdadeira adoração ao Deus vivo, é "querer fazer bonito" para os olhos dos outros", é ir ao culto, ou a missa, todo domingo como se estivesse cumprindo um "papel", mas seu coração não esta ali, é pura obrigação, tipo " esta semana já fiz minha parte", e no resto da semana vive os seus dias sem se importar se esta alegrando ou entristecendo o coração de  Jesus. Na bíblia Jesus se refere aos "religiosos" como Fariseus hipócritas, aqueles que querem sempre se mostrar como "seres espirituais" mas por dentro são completamente vazios , só fazem o que entristece o coração de Jesus.( Lucas 18-10/Salmo 144:8/Apocalipse 3:16)
ESPIRITUALIDADE : Creio que todos temos "espiritualidade", nosso lado espiritual, alguns cultivam este lado , e outros fazem de conta que ele não existe.
Então você quer conservar sua "espiritualidade" em sua casa, em sua vida, sem precisar ter nenhuma religião? Claro é sua escolha, você pode faze-lo, mas estará perdendo demais....
Mas saiba que, para ser um "ser espiritualizado" voce precisa de algo essencial : .
E  sabe como desenvolvemos a nossa FÉ?
Em Romanos 10:17 a biblia afirma que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus.
 Percebemos que o ouvir a palavra de Deus não é apenas o sentido da audição que está ligado ao texto, mas algo mais profundo.
Primeiramente, o que é fé?  Segundo Hebreus  11:1 fé é a certeza e convicção de fatos que não podemos ver. Ou seja, temos total certeza que acontecerá mesmo que todas as circunstâncias digam não.
Fé em Jesus significa dizer que cremos ser Ele o Filho de Deus, aquele que morreu em nosso lugar, reconhecer nosso estado pecaminoso e de necessidade de um salvador, e crer que Jesus é este salvador. Crer que Ele pagou o preço do nosso pecado se fazendo maldito sendo pendurado no madeiro, que morreu e ressuscitou ao terceiro dia, a fim de nos justificar-nos das nossas iniquidades.
A Fé é gerada no nosso coração quando de fato ouvimos a palavra de Deus. Como sei que ouvi a palavra de Deus?
A Fé vem por ouvir a palavra de DEUS. Quando a palavra é de Deus, ela gera em nós uma compreensão do nosso pecado. Nos conduz ao arrependimento, pois a fé é precedida e acompanhada de arrependimento.
Quando de fato compreendemos a palavra de Deus, nossos olhos são abertos e passamos a enxergar nosso estado espiritual que é terrível. A partir daí podemos ver Cristo como salvador para nós que nos tira do império das trevas, nos dá novas vestes, nos limpa e nos traz para o Reino do seu amor.
Você tem fé? Ou apenas tem seguido rituais?
A Fé nos leva a nos aproximar de Deus. Queremos mais Dele. Buscamos santidade. Queremos agradá-lo. Nos colocamos na posição de servos e pecadores que carecem sempre da graça e misericórdia de Deus.
O Ritual nos leva à religiosidade e tradicionalismo. Justificamos nossos pecados e acreditamos que estamos salvos porque um dia fizemos uma oração. Ou  pensamos "bem não mato, não roubo, não sou assassino....então não preciso frequentar nenhuma igreja, não preciso orar, ler a bíblia, já sou uma pessoa boa demais".
Claro você pode ler a bíblia em sua casa e fazer suas orações, e todos devemos faze-lo também, mas lembre-se, a fé, que esta diretamente ligada a sua " ESPIRITUALIDADE", vem pelo ouvir a palavra de Deus pregada, isto é essencial em nossa vida!
Muitas vezes passamos a vida toda procurando " a igreja perfeita" para de fato frequentarmos, e nos esquecemos que todos somos imperfeitos, por isso não existe o lugar perfeito, a igreja perfeita, então preferimos não nos envolver, preferimos dizer que não precisamos de frequentar igrejas para acreditarmos em Deus.
Mas precisamos da comunhão com as pessoas, porque é assim que cuidamos e tratamos uns dos outros, é para isso que existe a igreja. 
A bíblia também diz "suportar-vos em amor uns aos outros" (Colossensses 3:13), é assim , em comunhão, em uma igreja que aprendemos a nos amar, perdoar e suportar uns aos outros.
Claro você pode argumentar, posso aprender tudo isso convivendo com minha familia. meus amigos...mas e a FÉ ? Lembra-se da fé ? Ela vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, e isto nós temos em uma igreja que obedece corretamente os mandamentos de Deus.
Sabe, muitas vezes nos achamos "bons demais" perfeitos demais" "sabidos demais" para pertencermos a alguma comunidade religiosa,para nos sujeitarmosa uma liderança, e isto é maligno, precisamos pedir que Deus nos sare de tais pensamentos.
E perdemos tanto, perdemos de estar abençoando e sendo abençoados, perdemos de estar crescendo e ajudando nosso irmão crescer, perdemos de ter um lugar para irmos lá para prestar nosso culto a Deus, nossa adoração a Ele, não ao Pastor, ou ao Padre, mas somente a Deus.
Sabe eu também já me achei "espiritualizada demais" ao ponto de não precisar de  ir a uma igreja, também ja "perambulei" por muitas igrejas, procurando a "perfeita" .Também já achei que toda a minha força vem da "Natureza" do" Universo"....porém tudo é criado por Deus, então a minha e a sua força vem SOMENTE DELE, É DELE QUE PRECISAMOS. Ele quer que glorifiquemos somente a Ele, pois Ele é o criador de todas as coisas que existem! Toda a Glória pertence a Ele!
Quero confessar a você que não tenho ido a minha igreja a três semanas, por várias razões , de enfermidades e outras coisas, e é claro, tenho procurado conservar a minha espiritualidade, orando e me alimentando da palavra de Deus. Mas sinto imensa falta de estar lá, necessito estar lá,  junto com meus irmãos louvando e adorando o nome santo do Senhor, me alimentando de sua palavra pregada. E se Deus quiser, neste domingo poderei ir a uma de nossas reuniões maravilhosas, que fazem parte essencial de minha vida.
Com amor
Marly

65 comentários:

  1. Que dia lindo! A ordem hj é sorrir muito e deixar rolar
    bjs
    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jú, que bom vê-la por aqui amiga!
      Um bom final de semana pra vc amada!
      Bju
      Ma

      Excluir
  2. Muito bom seu texto, com toda humildade e simplicidade, sem pretensão de dar lição em ninguém, e mesmo assim consegue nos passar grandes significados. Eu tenho hábito de ir à igreja, me faz bem! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinho.....que amorosas suas palavras, obrigada...que bom que frequenta uma igreja que gosto, isto é de fato muito importante.
      Bom final de semana!
      Ma

      Excluir
  3. Um texto gratificante ,bom para ler
    ,pensar e refletir sobre tudo
    Gostei muito
    Bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Rita querida, obrigada por comentar amiga!
      Bom final de semana pra vc tbém!
      bjus
      Ma

      Excluir
  4. Marly,excelente a sua reflexào!Eu acredito que existem pessoas que são tào espiritualizadas que realmente não sentem necessidade de frequentar nenhuma igreja,mas eu não sou assim,preciso da igreja para me fortalecer,não sei!Cada um tem sua maneira de ser.Parabéns pelo texto,um assunto bem polemico!Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anne obrigada pele doce presença aqui no meu cantinho amiga, que bom que tbém tem o seu lugar de adoração a Deus!
      Bjus
      Ma

      Excluir
  5. Marly querida,
    Lindas suas palavras, sábias e inspiradoras!
    Grande reflexão!!
    FÉ em Deus, acima de tudo!
    Beijos de luz no seu coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amada Ilca, obrigada por estar sempre por aqui amiga!
      Bom final de semana na paz do Senhor!
      bjus
      Ma

      Excluir
  6. Oie Rô, vc tbém é mto especial para mim, sei que sabe disso, a primeira blogueira a fazer comentários em meu cantinho lá em 2010...
    Obrigada pela amor de sempre comigo minha amada.
    Bju]
    Ma

    ResponderExcluir
  7. Oi Marly,
    estive um tempo afastada da blogosfera por motivos de trabalho. Hoje estou dedicando um tempo a visitar as amigas.
    Você tem razão, o tema é polémico mas comungo do seu pensar, quando quero comunicar com Deus, tenho canal direto, não preciso ir na igreja. Porém, sem dúvida que para além de comunicarmos com Deus, devemos promover a comunicação entre humanos e é muito saudável ter grupos de amigos onde possamos dialogar sobre espiritualidade.
    Beijinhos para você e para sua querida mãe.
    Rute

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga querida Rute....estava sentindo sua falta.
      Obrigada pela sua doce presença aqui no meu cantinho.
      Penso que todos temos um canal direto Deus sim minha amada,mas é muito importante, e até sinal de humildade irmos a uma igreja para adora-lo com louvores e nos alimentar da palavra pregada.
      Bjus para vc amada, mamãe esta bem graças a Deus.
      Deus a abençoe
      Marly

      Excluir
  8. Olá, vim retribuir-lhe a gentil e honrosa visita! Que esse domingo lhe seja maravilhoso e que tenhas uma semana proveitosa!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Sou eu outra vez, me desculpe, esqueci de parabenizá-la pelo magnífico texto e dar minha opinião de absoluto aceite e concordância, pois penso exatamente como você: o importante é acreditar no Sagrado. Religião é mera religião, nada além disso!
    Até mais...

    ResponderExcluir
  10. Oi, sou eu outra vez! Desculpe, esqueci de dar minha opinião sobre esse magnífico texto ao qual dou absoluto aceite e concordância, pois penso exatamente como você: o importante é crer no Sagrado, religião é mera religião, nada além disso!
    Até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo "vendedor de islusão" não se preocupe fk feliz apenas con sua presença, mas se comentar melhor ainda, obrigada!
      Sim amigo é importante crêr em Deus nosso Senhor e fazer nossas orações pessoais, mas penso que tbém é muito importante irmos a uma igreja para alimentar nosso espírito, adorarmos a Deus com louvores, prestar-lhe o culto merecido...
      \com carinho
      Marly

      Excluir
  11. Marly, obrigada pela visita ao Eterno, volte sempre!
    Quanto ao assunto do seu texto, de fato, é complicado opinar, então vou lhe dizer o que penso na minha simples visão de vida: frequentar uma igreja é uma prova de humildade, um momento em que reconhecemos a nossa fragilidade e a necessidade de buscarmos forças para o espírito. É certo que algumas igrejas, por inúmeros motivos, têm feito com que as pessoas se afastem, o que é uma tristeza.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Néia, obrigada por estar aqui e deixar esse comentário ímpar! Amo todos os comentários sejam quais forem, gosto de saber todas as opiniões mesmo que sejam contrárias as minhas...eu as respeito.
      Mas querida, como fiquei feliz com seu comentário!! Sabe, embora eu tenha escrito este texto, não havia pensado que ir a igreja é de fato um sinal de humildade, um sinal de dizer "eisme-aqui Senhor, para te ouvir, te adorar, te abedecer"
      Que lindo,obrigada amiga.
      Deus a abençoe grandemente!
      Com amor
      Marly

      Excluir
  12. Marly minha querida,
    Hoje, vim te dizer que fiz um post especial para minha Thais, no 30 de maio fez 2 anos que ela partiu. Espero sua visita!
    Feliz domingo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda e abençoada Ilca!
      já estive lá e deixei um recadinho, obrigada por vir me avisar.
      Você é de fato uma pessoa, uma mãe muito especial!
      Com carinho
      Marly

      Excluir
  13. Marly querida que lindo texto, nos toca a alma e o coração e nos faz refletir. Lindo. Bjos ótima semana, espero que sua mãe esteja bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy querida, obrigada por estar sempre por aqui e dizer-me palavras edificantes amiga!
      Com amor
      Marly

      Excluir
  14. Uma amiga muito especial
    hoje marca a postagem do meu blog.
    Um ser divino que em pouco tempo conquistou corações nesse mundo virtual.
    O meu foi quase um dos primeiros a ficar apaixonado pelo carisma ,
    e grandeza de seu coração.
    Convido você a deixar seu carinho e fazer parte dessa preciosa amizade.
    Espero em Deus ter saúde o suficiente para conhece-la pessoalmete
    em 2012.
    Vou ficar agradecida com sua doce presença.
    Uma linda e abençoada semana.
    Beijos ternos e carinhosos.
    Evanir.
    Gostaria muito de falar contigo no msn ,
    pois sua postagem mexeu muito comigo e estou precisando de aconselhamento .
    paz e luz
    enir_garcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir sempre é um prazer enorme quando acho um recadinho seu aqui, logo estarei no seu cantinho amada...
      Amiga espero poder ajuda-la, mas não tenho hotmail então se quiser escrever-me no e-mail, podemos escrever uma pra outra, como cartas de antigamente...o que acha? mas se for importante pra vc, abro um hotmail pra podermos conversar...não sei se sou boa conselheira, apesar de já ter trabalhado muitos anos com aconselhamento, mas podemos trocar experiiências minha amada...
      Com amor
      Marly
      meu e-mail é marly2.ribeiro@gmail.com

      Excluir
  15. Boa noite, querida amiga.

    Adorei seu texto!!
    Ninguém é muito, que não precise aprender, e nem é pouco, que não possa ensinar.

    Infelizmente muitas vezes nos acomodamos, e só procuramos algum templo, no momento de sufoco. Dessa forma nos tornamos ingratos com a crença que nosso coração adotou.

    Muito obrigada pela linda postagem.

    Fique com Deus.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa amiga Amapoula, voce captou do fundo do seu coração meu texto, obrigada!
      Fica com Deus e apareça sempre!
      Com amor
      Marly

      Excluir
  16. Irmã: “é na comunhão que o Senhor ordena a benção” não sou eu que digo, mas sim o Senhor em Sua palavra!
    é na igreja que somos abençoados, confortados, admoestados, confrontados, transformados! Como vamos diminuir e permitir que o Senhor cresça em nossas vidas se não há irmãos a nossa volta para nos animarmos a permanecer no caminho Dele?
    A igreja é benção e o Senhor virá para buscá-la! quem não quer estar em igreja alguma é uma pessoa que não quer diminuir, se humilhar e escutar o que o SEnhor tem a dizer através de outras pessoas.
    Essa pessoa precisa morrer para si mesma e ser serva. Assim como Cristo foi.

    [cântico dos degraus, de Davi] Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
    É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. Salmos 133:1-3

    Que o Senhor te cure completamente das suas enfermidades para que possas desfrutar desta dádiva que o Senhor nos deu que é a IGREJA!
    O Senhor te abençoe!

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe minha linda Rê, estou pensando em fazer um post só com as respostas advindas deste post!
      Porque todas me emocionaram profundamente e penso em dividir com todos os meus contatos, porque as mensagens aqui postadas, tbém são enviadas via e-mail para muitas pessoas que não estão aqui no blog....amiga obrigada pela resposta com tanto discernimento e sabedoria, abrigada pelas coisas lindas que aprendi a gostar "lendo" vc e ouvindo sua vozinha linda em seus vídeos!
      A amo em Cristo Rê!
      Marly

      Excluir
  17. é isso ai marly - pessoas precisam de Deus, pessoas precisam de pessoas. abraços lamarque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela presença Pastor Lamarque!
      Deus o abençoe granndemente!
      Marly

      Excluir
  18. oh amiga ..preciso de oração...to tristinha...hoje..bjs ore por mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rõ querida, orarei sim amada, não a esqueço em minha orações...deixei um recadinho lá no seu cantinho...
      Com amor
      Marly

      Excluir
  19. Ola Marly, quanta razao voce tem. Temos momentos en que nós vamos à igreja só quando precisamos de alguma graça. Eu gosto de ir e rezar, me dá paz, tranquilidad, é bom.
    Um abraço abençoado, que Deus te guarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, obrigada por passear por aqui e deixar este abençoado comentário amada!
      Deus te guarde tbém.
      Bjus
      Marly

      Excluir
  20. Olá minha amiga! Que alegria poder receber você! Tudo bem, Marly? Sabe que o seu sorriso me trouxe muita paz? Verdade amiga...temos que conservar em nós a criança que temos dentro do coração...
    Obrigada pelo carinho.
    Bjs, Josi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josinete, Josinete, saudades de ti menina sorridente!
      Eu que te agradeço amiga, vc é muito especial para mim não se esqueça...
      Bju
      Marly

      Excluir
  21. Olá Marly,

    Realmente é um assunto meio polemico, porque o Brasil é muito rico em religiões e tem uma população muito espiritualizada.
    São tantas religiões, aonde cada uma procura transmitir suas mensagens de formas riquíssimas, fazendo com que as pessoas possam ter um contato mais profundo com o Divino.
    Eu acredito que cada um deve procurar o que for melhor para o seu bem estar: físico, mental e espiritual.
    Dou o maior apoio á todos que freqüentam igrejas, templos, etc......desde que seja verdadeiro, de coração, como você comentou na postagem.....e não por querer se aparecer e mostrar á todos que é merecedor de algo só porque está toda semana na igreja.
    Mas também acredito muito em pessoas que já não precisam desta ligação com uma igreja.
    Vou ser muito sincera contigo: HOJE eu já não freqüento uma igreja......mas não porque me sinto melhor que todo mundo, ou que eu seja superior á alguém, ou porque me considero uma pessoa espiritualizada.....NÃO!!! NADA DISSO!!! muito pelo contrário........todos os dias passo por muitos conflitos e questionamentos igual á todo mundo.......mas não consigo mais procurar “fora” tudo que já está “dentro” de mim.
    Talvez seja um pouco difícil de compreender, mas quando entramos em contato com nosso interior, somos capazes de “perceber” como o Divino se manifesta em nossa vida.
    Deus que é esta Fonte inigualável de Perfeição e Amor, reside dentro de nós........mas estamos tão limitados devido á esta dimensão, que não conseguimos manter esta conexão que vai além do que podemos enxergar com os olhos físicos.
    E no nosso silêncio, através da respiração......entramos em sintonia com este pulsar tão vivo que existe em tudo que nos cerca.
    Somos seres espirituais tendo uma experiência na matéria, e devemos recuperar esta lembrança.
    E concordo que a religião tem diversas formas de fazer com que as pessoas possam encontrar “suas verdades”, mas também existem aquelas pessoas que não precisam delas para isto........tudo é questão de ponto de vista, pois nenhuma delas podem se considerar melhor.
    Mas minha caminhada foi longa: nasci numa família de católicos, fui batizada e fiz primeira comunhão, depois com 15 anos freqüentei o espiritismo que me auxilio a expandir muito a minha mente...... e depois comecei a ler e estudar um pouco de tudo(sem me aprofundar muito): Seicho No Ie, Umbanda, Candomblé, Budismo, Xamanismo, Wicca, Cabala, etc......e hoje estou muito envolvida com os Mestres da Fraternidade......enfim, adoro estar conhecendo um pouco de tudo, e hoje na minha vida trago somente o melhor de cada coisa que conheci e aprendi.......aprendi?rsrsrssss..... continuo aprendendo, pois o aprendizado é infinito, e quanto mais eu penso que sei, mais eu descubro que não sei nada....
    Como mãe de 3 filhos, converso muito com eles sobre as Leis do Universo, e já comentamos sobre as religiões......e falo abertamente para eles, que eles tem total liberdade para se encontrarem aonde se sentem melhor.
    Eu e o pai nunca impomos nada á eles, inclusive acredito que nossa juventude precisa muito da religião para auxiliar em suas formações......pois são fases de muitos questionamentos e dúvidas internas, e neste ponto concordo que a religião tem um papel muito importante na vida dos jovens.
    Enfim minha querida, agora quem falou demais fui eu.....rsrsrssss........mas foi muito bom seu texto, abordado de forma muito clara e principalmente com muito respeito.
    Eu quis apenas deixar “minha opinião”, mesmo que alguém não concorde espero que não se ofenda com nada que escrevi.

    Um grande beijo em seu coração!!!!


    p.s. Grata por sua presença e suas palavras no "Essência", sejas sempre bem vinda.....pode me chamar do que você quiser.....Lú, Maya....rsrsrsss.....seja sempre livre!!!!
    Beijossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú minha querida, obrigada por comentar, não se preocupe não me ofendi com nada escreveu , pelo contrário, qdo temos um blog, e principalmente qdo tocamos em assuntos polêmicos , mas necessários nos tempos de hoje, precisamos ouvir e respeitar a opinião de todos.E respeito sua opinião.
      Achei vc bastante divertida, você disse ter tres filhos, puxa que bacana, eu tenho dois...
      Sabe, frequentar uma igreja nos tempos atuais acaba sendo muito importante nos dias de hoje para os nossos jovens. Hoje o mundo oferece muitas opções né amiga,e muitas vezes eles see sentem perdidos, e nem sempre encontram a formação necessária em seus lares e uma religião pode de fato ajudar bastante como vc mesma citou.
      Mas tbém penso que antes de termos uma religião, precisamos ter um coração apaixonado e dependente de Jesus, mas tbém podemos aprender sobre este amor frequentando uma igreja, isto é importante...enfim amiga, muito obrigada por suas palavras, enriqueceu meu post.
      Com amor
      Marly

      Excluir
  22. Oi Marly. Essa abordagem é muito pertinente. Também conheço pessoas que me evangelizaram e hoje vêem tantos defeitos na igreja que se acham no direito de não frequentá-la. A igreja é um lugar onde desenvolvemos a nossa salvação. É uma escola abençoada para a nossa fé. Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, obrigada por enriquecer meu post.
      É verdade amada, tbém conheço muitas pessoas que nos evagelizam no começo de nossa caminhada , e depois colocam tanto defeito na igreja que nem a frequentam mais, ainda bem que nossos olhos precisam estar no Senhor e não nas pessoas né?
      Bjus querida
      Com carinho
      Ma

      Excluir
  23. Graça e Paz Marly.
    Eu creio que o melhor lugar para o ser humano se alimentar e sobreviver é na casa de Deus, lá recebemos o alimento genuíno, o pão nosso de cada dia e como o salmista declara:
    “Alegrei-me quando me disseram; Vamos à Casa do SENHOR” (Salmo 122.1).
    Temo que ir alegres a casa de Deus, pois Ele está sempre nos esperando de braços abertos para uma conversa particular a cada culto.

    Um abraço fraternal;
    Missionária Nívea e Pr. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que verdade preciosa Pastor Carlos!
      Como sinto meu coração explodir de alegria qdo posso estar lá com meus irmãos, crescendo , amadurecendo, aprendendo sobre FÉ.
      Um abraço para o senhor e Nìvea
      Com carinho
      Ma

      Excluir
  24. Marly, adorei seu comentário! Como mãe e avó prefiro ser louquinha, como você diz, é muito mais divertido! Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amiga Elaine eu que adorei passear por lá amada!
      Prefiro me divertir com mamãe , do que chorar pelo estado de saúde que ela esta, mesmo porque não faria bem a ela, ela precisa de alegria!
      Bjus querida!
      Ma

      Excluir
  25. Olá, querida Marly
    Que tema mais sério!!! Muito bom!!!
    Sabe, tenho passado por mudanças... conversões... em todas as fases da minha vida...
    Igreja sem Espiritualidade não agrada a Deus, certamente!!!
    Sei bem que a Igreja é santa e pecadora pois é formada de seres humanos e nós somos cheios de erros no alvo...
    Tenho lutado comigo mesmo para ser fiel a Deus, sem me deter nas modernidades pagãs e deformações alheias... e tentando me relacionar, o melhor possível, com todos... acatando como eles são na realidade...
    Tenho visto que o primeiro mandamento é perfeito!!!
    Eu não posso ficar de fora também!!!
    Expandir o amor... dentro e fora da Igreja...
    O que tento evitar é a dicotomia de colocar uma fantasia de cristã dentro dela e de monstro fora dela...
    Procuro me examinar, conscientemente, para ser igual... quando me afasto, a consciência me adverte e reforço a oração pessoal para não desagradar a quem me ama sem medidas... e não deseja que eu percorra um vale tenebroso... nem a a ninguém porque ELE não faz acepção de pessoas...
    Vc focou tantos pontos interessantes...
    A fé vejo-a como um Dom... ainda bem que Deus me la deu... o que seria d e mim sem ela???
    Por outro lado, a caridade (o amor, a amizade, a humildade) é urgente em mim para os demais...
    Cada comentário vai alargando o seu post e um vai partilhando a sua experiência de vida e de Espiritualidade...
    Gostei muito de vir aqui mais uma vez, amiga... alargou horizontes...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amada Rosélia!
      Sempre fk muito feliz qdo a vejo por aqui....você tocou em um tema interessante, nosso esforço deve sempre para ser a mesma pessoa dentro e fora da igreja, porque simbolicamente a "igreja" espiritual somos nós, somos a sua "noiva" e um dia Cristo virá buscar a todos nós!
      Porque é fácil "ser santo" dentro da igreja, no sentido lugar físico, mas precisamos demosntrar tbém fora dela este amor que aprendemos dentro dela, isto é essencial!
      Obrigada a vc amiga e a todos que estão enriquecendo de maneira muito especial este post!
      Bju
      Fk na graça.
      Ma
      !

      Excluir
  26. Nunca esquecer de você é o meu caso por isso estou aqui nessa noite.
    Por favor de uma olhada na minha postagem para orar por mim.
    Deus abençoe sua noite.
    Paz e Luz,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga amada Evanir, tenho ido várias vezes ao seu cantinho, e sei o que se passa...confesso que estou triste, mas muito confiante que Deus esta no controle de toda situação amada. Fique firme, confiante, vc esta no colo de Deus, não esta só. Deixei recadinho pra vc lá.
      Deus a abençoe, seja seu guia, seu protetor, O DEUS QUE NOS SARA!
      Receba meu abraço bem apertado.Fique na graça do nosso amado Senhor Jesus!
      Ma

      Excluir
  27. Também precisamos um do outro, da comunhão.
    Parabéns pelo blog. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola querida amiga do "Filha do Rei" obrigada pelas palavras e por estar aqui!
      Bju amada!
      Ma

      Excluir
  28. OI AMIGA LINDA
    ▒▒▒▒▒▒▒██▒▒▒▒███▒▒▒▒██ BOM DIA!!!
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓█▒██▓▓▓██▒█▓▓█
    ▒▒▒▒▒█▓▒▒▓█▓▓▓▓▓▓▓█▓▒▒▓█ post lindo
    ▒▒▒▒▒█▓▒▒▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▒▒▓█ lembre-se
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ que você
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ é uma pessoa
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓█▓▓▓▓▓▓█▓▓▓█ maravilhosa
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓██▓▓▓▓▓██▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒█▓█▒▒▓▓▓▓█ DEUS
    ▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒███▒▒▓▒▒▓▓█ te abençoe
    ▒▒▒▒▒█▓▓▒▒▓▒▒▒█▒▒▒▓▒▒▓▓█ em todas
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▒▒▒▒▒▓▓▓▓▓▓█ áreas de
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓███▓▓▓▓▓▓█ sua
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓█ vida Jesus
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█te ama
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█ UM FORTE
    ▒▒▒▒█▓▓▓█▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓█▓▓▓█ABRAÇO
    ▒▒██▓▓▓█▓▒▒▒██▒██▒▒▒▓█▓▓▓██ DIANA
    ▒█▓▓▓▓█▓▓▒▒█▓▓█▓▓█▒▒▓▓█▓▓▓▓█
    █▓██▓▓█▓▒▒▒█▓▓▓▓▓█▒▒▒▓█▓▓██▓█
    █▓▓▓▓█▓▓▒▒▒▒█▓▓▓█▒▒▒▒▓▓█▓▓▓▓█
    ▒█▓▓▓█▓▓▒▒▒▒▒█▓█▒▒▒▒▒▓▓█▓▓▓█
    ▒▒████▓▓▒▒▒▒▒▒█▒▒▒▒▒▒▓▓████
    ▒▒▒▒▒█▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▒▒▒▒▒▒▒▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓█▓█▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒▒▒▒█▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒▒████▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓████
    ▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█▓▓▓▓▓▓▓▓▓█
    ▒▒▒▒█▓▓▓▓▓▓▓▓█▒█▓▓▓▓▓▓

    EU SOU UMA PESSOA QUE SOU A FAVOR, DE CRISTÃO QUE FREQUENTA A IGREJA,
    O QUE ADIANTA DIZER QUE AMA A DEUS SE NÃO OBEDECEM SEUS MANDAMENTOS SUA PALAVRA, SE NÃO OS CULTUAM NA IGREJA E O COM SEU MODO DE VIVER ,NÃO ADIANTA DIZER QUE CRÊ EM DEUS E NÃO FAZEM PARTE DO CORPO DE CRISTO,
    FREQUENTAR IGREJA É TER COMUNHÃO DE UM MESMO CORPO, É TER COMUNHÃO COM O CORPO DE CRISTO, É MOSTRAR AS OBRAS , É PRECISO TER UM LUGAR PARA CULTUAR AO SENHOR O PRÓPRIO JESUS NOS DEU EXEMPLO, QUANDO ENTRAVA NA SINAGOGA PRA ENSINAR , CURAR, QUANDO PEQUENO ELE FÁSIA PERGUNTAS PRA OS LIDERES DA ÉPOCA QUERENDO APRENDER, EU SOU UMA CRISTÃ QUE ACREDITO QUE DEVEMOS TER A CASA DE DEUS FREQUENTADAS SEM PERDER UM SÓ DIA E COM A ALEGRIA QUE O SALMISTA DIZIA "ALEGREI-ME QUANDO ME DISSERAM VAMOS A CASA DO SENHOR" BEIJO AMIGA E QUE DEUS TE ABENÇOE E TE USE , MAIS E MAIS
    DIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana, obrigada pelas lindas palavras amiga! Adoro esses bichinhos que me manda.....vc precisa me ensinar como se faz hem....
      A amo em Cristo!
      Bju
      Ma

      Excluir
  29. Marly, obrigada pelo carinho e pelas palavras que deixaste em meu blog. Permissão concedida quanto a postar algum texto que desejes, a meu real objetivo é através de textos que posto abençoar mais e mais pessoas.Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amada querida, puxa muito obrigada, logo volto lá para "roubalhar" um dos seus belos textos, o difícil vai ser escolher entre tantos maravilhosos!!!
      Bju
      Ma

      Excluir
  30. Olá Amanda obrigada pela visita amiga!
    Irei ao seu cantinho sim.
    Bju
    Ma

    ResponderExcluir
  31. .


    Esbarrei com você na página
    do Jayme e resolvi segui-la.
    Gostei do Blog mesmo achando
    que você aborda um assunto
    que divide as opiniões e as
    pessoas. Eu, particularmente,
    não me incomodo com nada,
    principalmente quando se tra-
    ta de fé, já que, no minha
    humilde opinião, só não tem
    fé quem não sofre ou não so-
    freu, ainda.

    Espero que você siga o meu
    blog, também.

    Um beijo de fé e de respei-
    to.

    Palhaço Poeta






    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlÁ Sílvio!
      Obrigada por estar por aqui e por suas palavras!
      Já estou lá no seu cantinho!
      Abraço fraternal.
      Ma

      Excluir
  32. Olá, venho avisar que já tenho postagem nova e desejar-lhe um belo fim de semana. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinho, que bom que veio aqui amigo, já estive lá e adorei sua mensagem para o dia dos namorados!
      Boa semana!
      Ma

      Excluir
  33. OI MINHA QUERIDA AMIGA.
    ESTRANHEI O SEU SUMISSO DOS NOSSOS CANTIHOS.
    COM OU SEM RELIGÃO, RELIGIOSIDADE OU ESPIRITUALIDADE, TEMOS A CERTEZA E A FÉ DE SERMOS IMAGEM E SEMELHANÇA DE NOSSO CRIADOR.
    OS TEMPLOS, SEJAM ELES QUAIS FOREM, CONGREGAM OS FILHOS DE DEUS E NOS AJUDAM A VIVENCIAR EM COMUNIDADE A NOSSA FÉ.
    QUEBRAR UM "GRAVETO"(PEQUENO PAUZINHO) É FÁCIL. QUEBRAR VÁRIOS QUE ESTÃO UNIDOS É MUITO DIFÍCIL. UNIDOS NA FÉ SOMOS MAIS FORTES.
    SEMPRE TEMOS O QUE APRENDER E O QUE ENSINAR.
    MUITO BOA A SUA REFLEXÃO.
    JÁ VISITEI O CANTINHO DO SEU AMIGO JAIME E SOU O SEU SEGUIDOR.
    OBRIGADO PELA SUA VISITA.
    ESTOU ORANDO POR VOCÊ.
    TENHA FÉ E PERSEVERANÇA.
    PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO.
    UM GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Professor Gilberto!
      Desculpe o sumisso amigo, mas as "tempestades" foram muitas...
      Mas Deus como sempre esta no controle de tudo, belas palavras.Obrigada!
      Abraço fraternal.
      Ma

      Excluir
  34. Olá, estava pela net sem fazer nada, e procurando algo mais de Deus, caí em seu blog...Digamos que estou um tanto desanimado com igreja/religião embora frequente uma enquanto espero resposta de Deus sobre o que fazer...Fiz parte de uma igreja onde o pastor entrou em adultério, depois fiz parte de outra onde a pastora nem se dá ao trabalho de estudar a palavra para pregar, nas duas situações a igreja vivia sofre efeito dee fofocas, murmuração e disputa por cargos, vi muita gente se perder, muita gente totalmente preso na religiosidade, vi outros pegarem ódio de Deus, estou firme até agora porque encontrei um lugar onde nada disso me atinge, onde meus olhos se fecham para toda e qualquer barbaridade e consigo escutar a voz do meu amigo. A religião, sem religiosidade, e a fé só tem valor diante da presença do Soberano e Santo, Amigo e Rei que está presente entre nós através do Espírito Santo, Jesus/Deus. Digamos que eu me animo toda vez que encontro ou fico sabendo de pessoas que possivelmente estejam seguindo o mesmo caminho que me esforço tanto para não se desviar. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo anônimo....
      È...esta questão de frequentar uma igreja nos últimos tempos tornou-se um pouco complicado não é mesmo?
      Sabe, antigamente, antes de participar desta denominação que estou hoje, já há doze anos e amo,eu pulava "de galho em galho". Toda a igreja que eu ia não gostava de alguma coisa, tipo, "exaltar mais o inimigo do que Deus", "desfile de moda" "fofocas", "pastores que se dizem "pastores", mas não o são verdadeiramente" enfim , sabe amigo querido, qdo queremos achar os defeitos, nós os vemos em todos os lugares...
      Sabe, amigo querido, nós nunca acharemos a igreja "ideal" "perfeita" " com menos defeitos"...
      Sabe por que? Vou te responder com outra pergunta: Quem são os frequentadores das igrejas?
      Somos nós, os imperfeitos, os falhos...
      Você diz ter se decepcionado com o pastor que entrou em adultério nè?
      É verdade isto é muito triste, para o pastor , para a igreja, para os membros...mas os pastores e pastoras não são perfeitos sabe?
      São pessoas como eu e você, imperfeitos e falhos... e sujeitos também a cometer, como nós, todo tipo de pecado e erro...precisamos orar muito por eles para que não caiam em tentação e pecado, porque qdo um pastor cai, geralmente leva muitos membros com ele, por causa da decepção que sentem...é isto que o inimigo quer, por isto devemos orar muito por eles.
      De fato, se vc estiver fazendo parte de uma igreja onde percebe que as pessoas ali não estão se preparando para exercer seu ministério,como esta pastora que citou, não estão levando a sério a palavra de Deus, acho que primeiro devemos orar por aquela pessoa para que se arrependa e seja fiel ao Senhor, e talvez procurar uma igreja onde as pessoas levam a sério sua palavra.
      Sabe amigo, apesar de não ser perfeita, apesar de nos magoarmos muitas vezes com as pessoas , com nossos líderes, a igreja, quando levada a sério por seus líderes, ainda é o melhor lugar para nos alimentarmos da palavra de Deus, para crescermos em nossa fé.
      Tenta pensar em uma igreja como um hospital " O Hospital do Senhor", ali estamos todos nós, muitas vezes doentes emocionalmente, fisicamente...mas precisando desesperadamente da graça e misericórdia de Deus, é ali que seremos tratados, é ali que seremos abençoados, é ali que aprenderemos que as pessoas são tão falhas qto nós o somos, e que precisamos aceita-la e orar por elas...
      Não deixe decepção, frustração, medo separa-lo de ter um lugar para ir e louvar ao Senhor, e lembre=-se : estamos ali para prestar "nosso culto a Deus" não o contrário...nossos olhodevem permanecer apenas em Jesus e somente Nele, porque se colocarmos nas pessoas certamente cairemos como aquele pastor caiu, ele certamente deve por algum momento ter tirado os olhos de Jesus e colocado no homem...
      Não sei seu nome , mas vou orar por vc, Deus com certeza irá te direcionar amigo querido, conto com suas orações tbém, eu tbém preciso de oração...
      Deus o abençoe
      Marly

      Excluir
  35. Graça e paz.
    Que o Senhor Jesus continue te usando assim!
    As pessoas e até mesmo membros perderam a noção do que é cultuar a Deus...não e por causa de "certos" pastores somos cruelmente sofremos!!
    Um abraço abençoador
    PrªMeri

    ResponderExcluir

Que Deus seja com você! Obrigada pelo carinho...seu comentário é importante para mim!